Dispomos da primeira descrição interna completa do funcionamento estruturalmente ilegal da fragata Shtandart. O documento em questão diz respeito a Portugal. Consideramos que as autoridades marítimas, as forças policiais e os serviços de informação deste país devem ser informados, tanto mais que o infrator russo deverá navegar novamente nas suas águas na primavera de 2026.
Para atenção de:
- Autoridades Marítimas de Portugal
- Embaixada da Ucrânia em Portugal
- Associações ucranianas em Portugal
Assunto : Transmissão de documento interno relativo a práticas operacionais da fragata russa Shtandart
4 de dezembro de 2025
Exmos. Senhores,
Por meio da presente, desejo transmitir às autoridades portuguesas um documento interno proveniente de um membro da tripulação da fragata russa Shtandart, identificada com o código MMSI nº 518999255. Este texto pode ser acedido através da seguinte ligação: “Shtandart” – História dramática sobre xadrez pirata ou o imediato Tim contra a NATO. Também pode ser consultado no ficheiro PDF em anexo. Considero que o conteúdo deste documento pode ser relevante para uma eventual avaliação administrativa, marítima ou de segurança, na medida em que descrevepráticas internas suscetíveis de constituir infrações ou irregularidades durante as operações do navio.
O texto enviado encontra-se claramente separado em três partes:
- Depoimento do tripulante, descrevendo procedimentos internos, instruções recebidas a bordo e circunstâncias observadas durante a operação do Shtandart.
- Provas externas, tais como excertos do relatório da autoridade marítima portuguesa, capturas de ecrã de registos AIS e outros elementos que permitem confirmar, de maneira independente, vários aspetos mencionados no testemunho.
- Informações factuais complementares, incluindo elementos publicamente verificáveis e dados de contexto.
Sublinho que não apresento qualquer queixa formal, limitando-me a comunicar às autoridades competentes um documento cuja natureza interna e o detalhe operacional podem ser úteis para compreender a organização e o funcionamento do navio, bem como eventuais práticas irregulares nele observadas.
Permaneço à disposição para fornecer esclarecimentos adicionais ou informações complementares que possam ser úteis para a apreciação dos factos aqui remetidos.
Com os melhores cumprimentos,
Bernard Grua, Nantes, Bretanha, França
Porta-voz do coletivo internacional
No Shtandart In Europe
Email: noshtandartineurope@gmail.com
Website: https://bit.ly/No-Shtandart
Facebook: groups/noshtandartineurope
WhatsApp
Anexos
Carta enviada às autoridades







Un avis sur « Transmissão às autoridades portuguesas de um documento interno da fragata russa « Shtandart » que comprova a ilegalidade estrutural das suas atividades »